quinta-feira, 29 de março de 2007

Trabalhando com os alunos

Para o encontro de sexta-feira, 23/03, tomei algumas providências, como por exemplo: -organizei a sala ao lado da sala de informática, para receber os alunos, com as classes agrupadas 4 a 4; -Uma de minhas colegas parceira não pode comparecer e trabalhei nos 2 primeiros períodos formando os grupos conforme as questões afins;-No fundo desta sala disponibilizei jornais e revistas, pois enquanto 2 de cada grupo atuam no computador os demais fazem leituras e pesquisas,trabalhando nas dúvidas e certezas de seus projetos.
Neste encontro possibilitei que os alunos acessassem este blog para postar comentários,mas houve um probleminha técnico, não havia configurado para receber comentários anônimos.Para que eles não perdessem suas postagens, publiquei seus comentários com meu login.Foi aquele diz-que-me-disque, pois a publicação dos comentários saiu assim: " a Gelsi disse, que seus alunos dizem que...Foi cômico, mas valeu! Agora já arrumei a configuração para que todos possam postar seus comentários.
As questões dos meus alunos são bem interessantes e reuni-las não foi uma tarefa muito fácil.
Temos:-o grupo BIODIESEL, pesquisando sobre a influência do biodisel na preservação do meio ambiente;- o grupo AQUECIMENTO GLOBAL, quer saber sobre a violência em relação ao problemas como falta de água e excesso de poluição;- O grupo MISTÉRIOS, estudando sobre sonhos,vida e morte;- o grupo DETECTOR DE MENTIRAS, quer saber como funciona o aparelho utilizado no BB7;-o grupo JORNADAS NAS ESTRELAS, quer saber quantas estrelas tem no céu e suas funções; - o grupo HISTÓRIA DO CARANDIRU, pesquisando sobre o carandiru no contexto da história do Brasil.

quarta-feira, 21 de março de 2007

Professoras parceiras

Sandra,Gelsi e Ana
na dinâmica de lançamento dos projetos arruda-EJA

Foto do 1º encontro



Estes são alunos da Tot 6 EJA, iniciando os trabalhos nos projetos de aprendizagem

terça-feira, 20 de março de 2007

Iniciando os projetos

Colegas:
Estamos iniciando hoje uma nova metodologia de aprendizagem. Hoje pretendiamos criar o E-mail e o blog. Não deu tempo.
Foi pouco tempo para tantas atividades programadas no meu roteiro para este encontro, mas valeu! Vamos continuar, na sexta-feira teremos 4 horas e pretendo concluir as atividades já programadas.O mais importante é que as perguntas lançadas por vocês são muito interessantes:-Eu queria saber sobre o biodiesel .-O que é Biodiesel?-Como estará o desmatamento na Amazônia daqui a 100 anos?-Sonhos!Vida!-Existe vida após a morte?-Para onde vamos depois da morte?-Eu queria saber sobre o Rap e Hip Hop.como é a dança?-Pinturas e forma de desenhos!-Como podem saber se estou mentindo? (como funciona o aparelho que está sendo usado no BB7?)-Eu queria saber sobre a História do Brasil.-Qual o indice de analfabetos no Brasil?-Qual é o indice de jovens que param de estudar antes de concluir o Ensino Médio?- Saúde.Quais as doenças que nos atingem?Como cuidar da água?A história do Karandiru, como era e porque acabou.-Por que o ser humano é tão cruel com o meio ambiente?Hoje em dia com o avanço da tecnologia, muitas pesssoas perderam seus empregos.Como essas pessoas sustentarão seus familiares?
Espero que estejam gostando da nova metodologia.Clique em comentários e deixe seu recado.Com carinho. Gelsi

segunda-feira, 19 de março de 2007

Projetos dos alunos

" O aluno precisa de alma, de alguém capaz de auxiliá-los na arte de gerenciar sonhos." Gabriel Chalita.
Queridos alunos e colegas de PA, amanhã terça-feira vamos iniciar nossa caminhada juntos. Você não tem um sonho sem ter a capacidade de realizá-lo. Acredito na capacidade de cada um de vocês para o sucesso de nossos projetos de aprendizagem.Prof. Gelsi